sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PRODUÇÃO MINERAL - Reserva de manganês é descoberta em Tejuçuoca

Prefeito Edilardo mostra entrada da reserva
Aproximadamente 6 mil toneladas do material serão extraídos do depósito, para depois passarem por análise


Tejuçuoca. A descoberta recente de um depósito de manganês em Poço da Pedra, zona rural deste Município, está gerando expectativa entre moradores da região, que aguardam com ansiedade a possível instalação de uma mina. A notícia representa suporte para novos empregos em Tejuçuoca e para a continuidade do crescimento econômico na cidade, que se encontra em expansão. O material presente no depósito passa por uma fase de análise, após a qual o local poderá se tornar uma mina.



O estudo para a descoberta do manganês foi feito pela Empresa Matapi Mineradora. Na entrada da reserva, estão gravados em uma placa os números dos processos de licença e operação da Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).



Toda a área que será explorada mede 10 hectares e, de acordo com os técnicos da empresa que irá extrair o minério, o prazo estimado para sua estagnação é de 15 anos. "A previsão é que sejam gerados, no primeiro momento, 300 empregos diretos. Queremos que 85% da mão de obra seja aproveitada no próprio Município, porque, dessa forma, estaremos fortalecendo geração de emprega e renda", observa o prefeito Edilardo Eufrásio.



Pesquisas



Segundo o superintendente do DNPM no Ceará, Fernando da Costa Roberto, ainda não se pode afirmar que a área encontrada em Tejuçuoca seja de fato uma jazida de manganês. As pesquisas serão feitas ao longo de três anos, durante os quais serão analisadas a quantidade e a qualidade do material extraído. Apenas após o estudo, será determinado se o local será considerado ou não uma mina de manganês.



A empresa que irá realizar o serviço estima que tenham sido encontradas 313 mil toneladas de manganês no local. Conforme Fernando Roberto, o número é considerado pequeno para uma mina de manganês - o que não descarta, contudo, a possibilidade formação de uma mina. Durante o período de pesquisa, informa, serão extraídas cerca de 6 mil toneladas do material.



Embora, neste momento, o local seja alvo apenas de pesquisas, é grande a expectativa de moradores da região. O vereador e representante da região de Poço da Pedra, Antônio Barbosa, também esteve na reserva, acompanhado do prefeito Edilardo Eufrásio. Para ele, é importante que a Câmara possa participar do desenvolvimento de Tejuçuoca. "Queremos que o Município cresça e não é todo dia que se descobre uma mina de manganês no Ceará. A mão de obra da região é importante porque o dinheiro passa a circular dentro do próprio Município", salienta.



Quem também não esconde a alegria com a nova descoberta é o agricultor Francisco José Camelo. "Agora, vamos ter emprego para mim, para minha família, para meus amigos, enfim para o povo de Tejuçuoca", diz, com um semblante de alegria.



Atualmente, o único Município cearense que conta com uma mina de manganês é Ocara. O material possui aplicações industriais e é usado, por exemplo, na fabricação de aço. O dióxido de manganês serve para fabricar pilhas secas, lâmpadas fluorescentes e outros compostos usados na produção de vidro.



O minério está entre os 20 elementos mais abundantes na crosta terrestre. Contudo, é raro encontrar um depósito. Estima-se que, de cada 300 concentrações de manganês, apenas uma pode ser considerada depósito.



Reservas


313 mil toneladas é a estimativa de manganês encontrado no depósito, que pode vir a se tornar uma mina nos próximos anos



Mais informações
Superintendência do DNPM no Ceará
Rua Dr. José Lourenço, 905 Meireles, Fortaleza
Telefone: (85) 3388.1301



JOÃO MOURA/ANTÔNIO CARLOS ALVES
REPÓRTER/COLABORADOR



                                                                                                                             Fonte: Díário do Nordeste - Edição 10/Fev/12

0 comentários:

Postar um comentário