quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PREFEITURA DE FORTALEZA DEMITIRÁ 3.200 SERVIDORES ATÉ SEXTA-FEIRA


Cada secretaria deverá apresentar ao prefeito Roberto Cláudio o número de funcionários que permite que a pasta funcione de forma satisfatória. Enquanto isso, servidores comissionados trabalham em dúvida sobre o futuro.


A Prefeitura de Fortaleza vai exonerar, até sexta-feira (11), 3.200 servidores comissionados. O prefeito Roberto Cláudio determinou, na manhã de ontem, por meio de um ofício, o desligamento dos funcionários que foram nomeados pela ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Segundo informações do secretário do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, o processo para exonerações já está em andamento. A intenção das demissões, conforme Santana, é aumentar o caixa da Prefeitura, assim como melhorar a coletividade e o funcionamento dos órgãos públicos.

"Todos os funcionários comissionados serão demitidos e substituídos por novos profissionais", afirmou Santana. O secretário reiterou, também, que o objetivo da atual gestão é cortar gastos. "Os funcionários exonerados poderão voltar a trabalhar na Prefeitura, mas em outros cargos", disse.

Conforme o ofício, não serão demitidos, de imediato, os diretores de escola e coordenadores de postos de saúde, cujos cargos serão objeto de seleção pública posterior. Já os servidores de carreira que ocupavam cargos comissionados serão designados para responder pelos respectivos cargos enquanto se define a nova nomeação.

Quanto aos cargos que antes eram ocupados por não servidores e que são essenciais para o funcionamento dos órgãos, serão nomeados os novos ocupantes ou serão designados servidores de carreira.

Novas contratações

Com as exonerações, os novos secretários nomeados por Roberto Cláudio, por determinação do próprio prefeito, terão até o fim do mês para apresentar o número mínimo de funcionários que necessitam em suas secretarias para que as atividades de Fortaleza sejam realizadas de forma satisfatória. A partir daí, o processo de nomeação de novos funcionários deve se iniciar, mas sem data exata para terminar.

A estimativa de Santana é que o processo dure de dois a três meses. Aqueles que trabalharam, pelo menos, um dia neste ano recebem o salário integral referente ao mês de janeiro já que, por lei, o salário de servidores é indivisível. O secretário do Iplanfor lembra que a exoneração deveria ter sido feita ainda na gestão anterior.

"O ideal era que tivesse sido feito pela ex-prefeita. Dessa maneira, acredito que as coisas estariam mais organizadas", disse. Santana afirmou, também, que todo o processo está sendo realizado da forma ágil possível.

Tensão

A notícia, embora já esperada por conta da mudança de gestão, gerou tensão e dúvidas em alguns dos profissionais que atuam em cargos da Prefeitura. Um profissional que não quis se identificar disse que o fato não foi surpresa. Segundo o servidor, apesar das demissões, é certo que alguns acabem voltando para assumir cargos diferentes por conta do bom trabalho exercido nos últimos anos.

Durante o processo de transição entre o governo da ex-prefeita para o atual, estimava-se em 33 mil trabalhadores da Prefeitura de Fortaleza, entre servidores e comissionados.

Profissionais33 mil era a quantidade estimada do total de trabalhadores da Prefeitura de Fortaleza durante o processo de transição entre o governo da ex-prefeita para o atual, Roberto Cláudio

LÍVIA LOPES/DNREPÓRTER




0 comentários:

Postar um comentário